domingo, 28 de Abril de 2024  16:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

A Ilustração Científica e a Alfabetização Visual

A Ilustração Científica e a Alfabetização Visual


de 8 de Abril a 7 de Julho/ ano 2011

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro


No âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Departamento de Biologia da UA inauguram, no dia 8 de Abril, pelas 18h30, a exposição de ilustração científica
«A Ilustração Científica e a Alfabetização Visual», da autoria do biólogo e ilustrador científico Fernando Correia.

A entrada é gratuita.

A ilustração científica é um domínio gráfico que trabalha num campo de intervenção bastante vasto, diversificado e motivador, conciliando a CIÊNCIA e a ARTE num único modelo de comunicação. Constitui em si uma ferramenta extremamente útil, versátil e poderosa no processo de aprendizagem e educação e de construção do conhecimento do Individuo (cognoscitivo) e de uma Sociedade/Cultura (memória/repositório visual do entendimento à época).

Criar uma ilustração científica é, antes de tudo, um acto de reflexão e uma incessante procura de contornos heurísticos, da Universalidade e do Imediatismo, da Comunicabilidade. Primeiro é preciso interpretar e desconstruir, para mais tarde materializar a forma e o conceito num conjunto de traços e manchas de cor com Significado próprio — sem suscitar dúvidas, sem fronteiras culturais ou linguísticas, sem mediação.

Desenha-se com [-(s)-] ciência, a Ciência que se aprende e se ensina. Usa-se de método para criar, mas também se exige a educação do Olhar e do modo de Ver — (re)aprende-se a Observar (olhar atentamente, examinar, cumprir fielmente). Só assim se pode ser fiel na figuração em Desenho Científico do que se observa ou do que se interpreta, mas não se vê, expurgando a subjectividade, a mestiçagem cultural e os entendimentos não factuais — em suma, tudo o que está a mais e/ou penalize a compreensão daquela Realidade.

Ilustrar com rigor científico é assim crescer numa corrente de alfabetização visual, onde a imagem desenhada mais do que ser Bela, prima por ser funcionalmente Útil e credivelmente Honesta. Dar a conhecer, estimular a capacidade relacional, fomentar a descoberta e a construção do novo são metas de uma ilustração científica que medeia, que Comunica e que Divulga o Conhecimento Científico.

A exposição individual de 26 obras de Fernando Correia, patente na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro entre 8 de Abril a 7 de Julho, é pois ambivalente — é mostra em si mesma (a Ciência também pode ser fruída pela Estética muito própria dos seus motivos de estudo figurados com Arte), mas também mostra demonstrativa dessas metas concisas que persegue (abrindo pequenas janelas bidimensionais, na forma de quadros que simulam fragmentos de arte parietal, para o Conhecimento Científico contemporâneo).

Fernando J. S. Correia
Biólogo e Ilustrador Científico
Coordenador do curso de Especialização em Ilustração Científica
Diretor do Laboratório de Ilustração Científica
Departamento de Biologia
Universidade de Aveiro
Campus Santiago
3810-193 Aveiro
tel. (+351) 234 370 350
fax (+351) 234 372 587
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®